A Harvard Model United Nations, também conhecida como HMUN, é o maior evento de simulação da ONU do mundo. Realizada anualmente em Boston, Massachusetts, estudantes do mundo inteiro – mais de 3 mil delegados, para ser exato – se reúnem para discutir e debater questões globais, simulando a tomada de decisões das Nações Unidas. O Arena é uma das poucas escolas no Brasil que leva delegações anualmente para esse evento. E para identificar quem foram, não é muito difícil. Sabe aqueles alunos que usam uns moletons meio diferentes no colégio? Quem tem a bandeira do Brasil no braço e um símbolo grande e vermelho nas costas? Então, são eles!
Eu, Felipe, fui um deles. E nesse breve texto vou contar um pouco sobre como foi minha trajetória na viagem, desde a preparação até o evento em si.
PREPARAÇÃO
Recebi a confirmação de que iria simular na HMUN em novembro de 2022, e a simulação seria em janeiro. Logo, tive que me preparar para o evento. Para dar uma noção para vocês, o comitê que eu participei foi o Special Summit of Globalization (Cúpula Especial sobre Globalização), no qual discutimos o tema dos impactos da globalização no mundo pré-pandemia, e eu representei Belize. Sim, eu também me fiz essa pergunta que você faz agora: que país é esse? Será que não é a Bélgica escrito errado? Não, é Belize mesmo, um pequeno país da América Central. Para muitos, parece um pesadelo representar um país tão pequeno, mas na simulação não é tão ruim assim, porque a pouca informação dá mais liberdade na hora de se posicionar durante o evento, embora isso não ajude na ansiedade de estudar para a simulação. Estudar, revisar, treinar, ler documentos, fazer e praticar discursos… Foi o que eu fiz durante esses dois meses. A cada dia que passava, ficava mais preparado e ansioso. Até que chegou o dia 26 de janeiro, o dia de embarcar para a viagem!
PRÉ-SIMULAÇÃO
Nossa delegação se encontrou no aeroporto e partimos para Boston. O percurso inteiro foi muito tranquilo, tirando o fato de que todo mundo estava morrendo de ansiedade. Mesmo assim, conseguimos dar algumas boas risadas entre as conexões e no avião, foi um momento muito especial. Ao pousarmos, fomos direto para nosso hotel, chamado Marriott. Ele ficava ao lado do local onde a simulação aconteceu. Para explicar melhor, a simulação em si acontece em um hotel chamado Cheriton, que é conectado ao que ficamos, pois ambos são do mesmo complexo, com uma passarela que os conecta a um shopping enorme. No Marriott, ficávamos muito no lobby do prédio. Lá fizemos o que eu gosto de chamar de “networking”. Conheci pessoas do mundo inteiro: venezuelanos, indianos, coreanos, turcos… Foi verdadeiramente incrível. Tenho contato com eles até hoje.
DURANTE A SIMULAÇÃO
“Tensão” é a palavra para descrever a experiência. Mais de 100 delegados na mesma sala, todos de altíssimo nível, discutindo e debatendo em inglês – é impossível não ficar nervoso em tal situação. No entanto, eu estava bem preparado, graças às aulas do ArenaMUN e ao auxílio dos outros delegados do Arena. Nós nos ajudamos bastante, o que me ajudou a não surtar durante as sessões.
A experiência na HMUN como um todo foi inexplicável, e já estou planejando voltar ano que vem. Se você também está interessado em ir, participe das aulas do ArenaMUN todas as quartas-feiras às 16h10 no auditório e participe das simulações que sediaremos aqui na escola! Espero vê-lo lá.