As Estatuetas de Ouro

Oscar 2024: conheça melhor os favoritos da edição

A cerimônia da 96ª edição do Oscar aconteceu no 3º domingo de março (03/10) em Los Angeles, sendo transmitida pelo streaming Max e pelo canal da TNT. O evento reuniu diversas celebridades do mundo cinematográfico e premiou 23 categorias. Confira abaixo um pouco sobre os principais premiados:

Melhor Roteiro

Entre os indicados estavam “Os rejeitados”, “Anatomia de Uma Queda”, “Segredos de um Escândalo”, “Vidas passadas” e “Maestro”. O filme francês “Anatomia de Uma queda” (roteirizado por Justine Triet e Arthur Harari) foi escolhido pela bancada com melhor roteiro original. A obra retrata a historia da investigação da morte de Samuel, pai de um garoto de 11 anos e casado com uma escritora, que se torna a principal suspeita do possível assassinato do marido. É um filme esplêndido que do começo ao fim instiga o espectador a partir do surgimento de novas pistas. Mesmo no fim, a verdade por trás do assassinato não é revelada, deixando a resolução entreaberta para diversas interpretações.

Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor

O grande vencedor da noite foi “Oppenheimer”, levando para casa três premiações das categorias principais: Melhor Filme, Melhor Ator para Cillian Murphy e Melhor Direção para Christopher Nolan; além de outras 4 premiações: Melhor Ator Coadjuvante para Robert Downey Jr,  Melhor edição para Jennifer Lame , Melhor Fotografia para Hoyte van Hoytema e Melhor Trilha Sonora Para Ludwig

O filme americano conta a história do físico  americano Julius Robert Oppenheimer que comandou o Projeto Manhattan, responsável pelo desenvolvimento das primeiras bombas atômicas. O diretor Christopher Nolan fez um excelente trabalho administrando sua equipe e impedindo que a narração da história do físico criador da bomba atômica se tornasse a exaltação do massacre ocorrido com o lançamento das bombas em Hiroshima e Nagasaki. O ator Cillian Murphy, ao interpretar o personagem principal, conseguiu transmitir para o público o mix de emoções e pensamentos do cientista durante o processo de desenvolvimento do Projeto Manhattan.

Melhor Atriz

Emma Stone foi premiada como melhor atriz pelo seu trabalho em “Criaturas Estranhas”, filme indicado a 11 categorias do Oscar. A trama que também ganhou os prêmios de Melhor Maquiagem e Penteados (por Nadia Stacey, Mark Coulier, Josh Weston), Melhor Direção Artística (por Shona Heath, Zsuzsa Mihalek, James Price) e Melhor Figurino (por Holly Waddington), foi lindamente construída para contar a história do amadurecimento da jovem Bella Baxter que explora o mundo e as pessoas à sua volta sem qualquer conceito social pré-estabelecido. O filme que é a adaptação do livro Homônimo, escrito por Alasdair Gr, constrói um universo incrivelmente rico e complexo, inspirado principalmente na era Vitoriana, com diversas referências a Frankenstein, menção ao famoso pastel de Belém, inserindo elementos retro futuristas, brincando com o figurino, os penteados e as cores. Emma Stone faz um brilhante trabalho em sua interpretação, retratando com sucesso a evolução da personagem durante o filme, desenvolvendo as habilidades psicossociais de acordo com o amadurecimento da mente recém nascida de Bella.

Outros filmes que também venceram em suas respectivas categorias foram: 

  • “Barbie” – Melhor Música com “What Was I Made For?” (por Billie Elish);
  • “O menino e a Garça” – Melhor Animação (direção de Hayao Miyazaki);
  • Da’Vine Joy em “Os rejeitados” – Melhor Atriz Coadjuvante;
  • “Zona de interesse” – Melhor Filme Internacional (dirigido por Jonathan Glazer) e Melhor Som (por Johnnie Burn e Tarn Willers);
  • “20 Dias em Mariupol” – Melhor Documentário Longa-Metragem;
  • “War is over!” – Melhor Curta-Metragem (dirigido por Brad Booker e Dave Mullins);
  • “Godzilla Minus One” – Melhores Efeitos Visuais (por Takashi Yamazaki, Kiyoko Shibuya, Masaki Takahashi e Tatsuji Nojima);
  • “The last repair shop” – Melhor Documentário de Curta-Metragem (por Kris Bowers e Ben Proudfoot).

 

Essas foram apenas uma parcela dos incríveis filmes indicados ao Oscar de 2024. Todas as obras são notavelmente singulares, ao mesmo tempo que apresentam temas muito relevantes para a sociedade atual. Assistir cada uma delas é uma experiência a parte.  

 

 

Por:​
Valentina Ferreira

Compartilhar