O projeto ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor) é um projeto experimental francês de fusão nuclear, uma experiência destinada a dar o próximo passo no desenvolvimento de energia nuclear, e promete ser uma excelente opção de fonte de energia isenta de emissões.
O projeto é baseado na cooperação internacional que conta com o apoio da República Popular Chinesa, União Europeia – representada pela Euratom, Índia, Estados Unidos da América, Rússia, Japão e Coreia do Sul, sob o patrocínio da IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica)
A Construção
O local de sua construção está sediado em Cadarache (Bouches-du-Rhône, França) e sua primeira operação está prevista para 2030. Sua construção está sendo baseada na tecnologia Tokamak. Há mais de 3 anos o projeto estava estagnado devido aos 6 países não estarem em acordo sobre onde seria realizada a construção do reator. Há uma estimativa que para sua construção haverá um investimento bilionário por todos os países envolvidos.
A agência russa de energia atômica afirma conseguir levantar 50% do total de investimentos, enquanto os demais países, assumiram cada 10% dos investimentos, o que está sendo avaliado em 13 bilhões de doláres americanos
Os princípios do funcionamento
O projeto será uma usina de fusão nuclear que usa o hidrogênio superaquecido a 100 milhões de graus celsius, produzindo assim 500 MW de potência durante 20 minutos. Dessa maneira, na fusão nuclear haverá a geração de energia limpa, o mesmo princípio que acontece constantemente no coração das estrelas. A energia nuclear que temos atualmente é a de fissão nuclear, obtida quando um elemento químico é dividido para a formação de um átomo mais leve, mas que gera lixos radioativos que emitem radiação por centenas de milhares ou até mesmo, milhões de anos. Já os lixos gerados pela fusão nuclear são menos persistentes e menos prejudiciais ao meio ambiente, além de que a fusão nuclear, em contrapartida, funciona com a combinação de dois elementos leves para a criação de um mais pesado, liberando muita energia e pouca radioatividade.