Aposto que você já ouviu a famosa expressão: “foguete não tem ré”. Bom, agora pode ser que ele tenha. No dia 13 de outubro, Elon Musk e sua empresa SpaceX conseguiram trazer de volta para a plataforma o foguete Super Heavy por meio de uma manobra em que o propulsor se desacopla da nave Starship e volta para a base da SpaceX.
Após se separar da nave, Super Heavy subiu mais 26km em trajetória horizontal até chegar no ponto de sua descida, atingindo até 4.400km/h e pousando 7 minutos após seu lançamento. Mas afinal, é possível que o foguete tenha realmente dado ré? De acordo com o engenheiro mecânico Hetem Ramadani não existe marcha ré em foguete e sim, equilíbrio do peso. Ele afirma que o que fez Super Heavy descer foi o peso e a gravidade, de uma forma controlada.
Após o sucesso desse teste, Elon Musk tem cada vez mais planos ambiciosos para sua grandiosa nave Starship, tais como viagens à Lua, viagens dentro da Terra e até mesmo a polêmica colonização de Marte. Além disso, com foguetes reutilizáveis a quantidade de lixos espaciais se torna muito menor, facilitando muitas missões espaciais a longo prazo.