O resultado da tão aguardada eleição dos Estados Unidos da América saiu nesta quarta feira, 6 de novembro, indicando o republicano Donald Trump como o vencedor.
Após vencer no estado de Wisconsin, Donald Trump foi eleito Presidente dos Estados Unidos com 301 votos eleitorais e mais de 50% do voto público.
E, antes mesmo de sua vitória ser anunciada, o republicano deu um discurso dizendo que irá “curar a América”.
As pesquisas eleitorais feitas antes dos dias de votação foram muito coincidentes com o resultado: uma luta acirrada entre o republicano e a democrata.
Antes de Joe Biden, atual presidente dos EUA, ser substituído por sua vice Kamala Harris como candidato à presidência devido a problemas de saúde, e também ao pouco apoio que estava recebendo de seu partido e da população em geral, já indicava uma possível vitória de Donald Trump. Mas, notoriamente, isso mudou drasticamente com o anúncio de que a democrata iria concorrer, atraindo a população que concorda com seus princípios contrários aos do republicano, que é visto como alguém extremamente conservador, enquanto ela apresenta-se como defensora das mulheres, imigrantes, pessoas negras, comunidade LGBT+, entre outros.
Com a vitória de Trump, podemos esperar grandes mudanças nos Estados Unidos e no mundo, já que um dos lemas mais defendidos por ele é: “Promessa feita, promessa mantida. Vamos cumprir nossas promessas”, disse em seu discurso de vitória.