Na noite do dia 10 de março, a designer, empresária e ícone da moda, Iris Apfel, deixou o mundo apenas com suas memórias. Sua morte, aos 102 anos, foi noticiada através das redes sociais de Apfel
Mundialmente conhecida pelo seu estilo maximalista cheio de personalidade e grandes óculos redondos, Iris Apfel teve extrema influência na área da moda e do design. Por muitas décadas ajudou a romper padrões de vestimenta e possui um grande papel na manifestação dos direitos femininos, sempre se expressando e manifestando sua liberdade através das roupas. Aliás, não é esse o propósito da moda?
Nascida e criada em Nova York, Iris Apfel tinha pais judeus, que tiveram uma enorme influência em seu estilo. Seu pai trabalhava no ramo da joalheria, enquanto sua mãe era dona de uma boutique de roupas femininas. Não é difícil entender de onde a paixão da designer pela moda surgiu, amor que futuramente a tornaria empresária do ramo têxtil, decoradora, professora e até mesmo modelo. Apfel se formou na Universidade de Nova York e trabalhou como assistente de ilustração de moda no jornal WWD (Women’s Wear Daily), que na época era um dos maiores veículos do universo fashion.
Durante sua trajetória, Iris apresentou um novo olhar à forma de se vestir, uma perspectiva extravagante e rebelde, misturando acessórios e estampas coloridas, provando que devemos nos vestir como quisermos, independente da idade e padrões impostos sobre nós. Por esse motivo, em 2018, a Mattel – empresa norte-americana de brinquedos – criou uma Barbie dedicada a Iris Apfel, tornando-a a primeira pessoa mais velha do mundo a ter uma boneca própria.
A figura com personalidade marcante e roupas extravagantes e únicas, deixa o mundo com suas memórias, ensinamentos e grandes feitos para a moda e o design. Sua inesquecível trajetória e legado nunca morrerá!
” O problema de hoje é que todo mundo quer se parecer com todo mundo (…), se formos direto ao assunto, você precisa se encontrar antes de encontrar seu estilo. “
Iris Apfel