“Duna” (dirigido por Denis Villeneuve) chegou aos cinemas em outubro de 2021 e causou alvoroço entre aqueles que se proporam a assistir a obra densa, de ritmo lento e de quase 3 horas. Com uma avaliação que dividiu opiniões, mas se destacou como majoritariamente positiva entre os críticos, esse filme retrata a história de Paul Atreides, filho de Leto, o duque da casa Atreides, e Jessica Atreides.
Paul vivia em paz com sua família no planeta de Calladan, até que sua família foi incumbida, pelo imperador que detém o domínio do sistema estrelar Canopus, o qual habitam, a assumir o governo do planeta de Arrakis, antes governado pelos Harkonnen, um povo cruel e inumano que escravizou gerações de fremen nativos, os quais habitam esse planeta desde os primórdios. O desejo pela posse de Arrakis vem da extensa quantidade de especiaria presente nos desertos que compõem esse planeta. Essa especiaria é capaz de auxiliar na condução de viagens aeroespaciais, portanto somente através dela é possível se situar no espaço. Logo, a especiaria se tornou a maior e mais importante fonte de riqueza, que por décadas enriqueceu os Harkonnen, até mesmo mais que o próprio imperador.
“Duna” apresenta um enredo envolvente e emocionante, que prende o espectador e o faz ficar atento à cada detalhe, e se envolver ainda mais à narrativa épica, cheia de aventuras e reviravoltas. A continuidade cinematográfica da obra: “Duna 2” foi lançada em fevereiro de 2024 e já tem uma aprovação esmagadora da crítica, apontada como uma das maiores, senão a maior, obra cinematográfica de 2024, mesmo o ano tendo apenas começado.
Logo, “Duna 2” promete uma aventura ainda mais incrível a partir da interpretação de grandes revelações do cinema hollywoodiano que atuam em co-protagonismo surpreendente: Timothee Chalamet(Paul Atreides) e Zendaya( interpretando Chani).