Brilhando nas Seletivas Presenciais de Astronomia

Entre os dias 11 e 14 de março, Barra do Piraí, Rio de Janeiro, foi o palco da primeira fase presencial das seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia, marcando um momento de destaque para o colégio Arena, que se destacou por ter os únicos representantes de Goiás na competição!

 

A jornada nas seletivas de astronomia começa com a OBA, uma olimpíada cativante na qual todos os alunos do colégio, e outros 2 milhões de estudantes pelo Brasil, participam. Com um desempenho notável nessa etapa, cerca de 20 mil alunos avançaram para as seletivas online. A fase online é composta por três provas que selecionam os 200 melhores alunos do país! Esses alunos são então convidados para a etapa presencial em Barra do Piraí, onde nossos representantes estavam presentes há alguns dias.

 

Representados por 7 alunos (Alessandra Kattah, Felipe Mendes, Larissa França, Matheus Porto, Thiago Falcão, Vitor Cezario e Wilson Trindade), o Arena chegou ao Rio de Janeiro para encarar essa fase com uma dinâmica muito interessante: além das provas teóricas, os estudantes foram desafiados com provas de carta celeste, observação de céu e análise de dados! Durante a estadia em um belíssimo hotel fazenda em Barra do Piraí, além dos desafios das provas, os alunos puderam desfrutar da natureza local, conhecendo lagos, florestas, cachoeiras e participando de atividades como visitas a um planetário, partidas de futebol e tênis!

 

“O desempenho dos nossos alunos foi verdadeiramente espetacular. Alcançar essa fase não é tarefa simples e é motivo de grande orgulho para todos nós. Ainda mais notável foi a performance de Vitor Cezario, que se destacou entre os 40 melhores do Brasil nas provas, recebendo o convite para os treinamentos presenciais visando as Olimpíadas Internacionais! Nos meses de abril a junho, ele se dedicará intensamente com o objetivo de garantir sua participação representando o Brasil internacionalmente! Desejamos a ele toda a sorte do mundo!”- Professor Virgílio.

Por:​
Vitor Cezário

Compartilhar