Semana de Profissões – Visita á area de Medicina

"Na Feira das Profissões 2024, o Arena leva os entusiastas da medicina para conhecer os laboratórios da área da saúde da Puc"

Partindo do colégio logo após o almoço, um ônibus que levava por volta de 50 estudantes teve como destino à Área 4 da PUC e os laboratórios de Biomedicina.

A primeira parada foi no laboratório de Biomedicina, começando pelo estudo de fluídos corporais e parasitologia – que vou privar os detalhes técnicos – onde conhecemos especialistas da área e até os instrumentos que usam em seu trabalho. Logo em seguida, conhecemos o laboratório de hematologia, onde nosso guia apresentou os detalhes do estudo do sangue. Um ambiente equipado com máquinas e aparelhos capaz de realizar os exames de sangue que fazemos nos grandes laboratórios.

Em seguida, conhecemos o laboratório de imunologia, uma área de foco quando se fala em combater vírus como a Covid-19.

Então dirigidos ao laboratório de Microbiologia, vimos amostras de bactérias e fungos (idênticos ao de The Last of Us).

Terminado o aprofundamento na Biomedicina, retornamos ao ônibus em direção à área 5 da Puc e aos laboratórios de Farmacologia e Medicina.

No laboratório de Farmacologia tivemos demonstrações práticas da produção e identificação dos farmacos. Após um aprofundamento teórico, um farmacologista formado nos mostrou como é possível fazer a identificação dos remédios que tomamos – seguindo o mesmo princípio que os policiais utilizam para a identificação de drogas no aeroporto. Utilizando a dipirona de exemplo, o farmacologista triturou um comprimido até virar pó, então adicionou um líquido de hidrogênio e vimos a mistura branca ir até o azul claro, azul mais escuro e explodir em vermelho. Uma reação exotérmica que deixou a mistura quente e comprovou a veracidade do medicamento

Na segunda demonstração, foi nos ensinado como eram feitas as pílulas de forma manual, por meio de um simples aparelho que permitia por os farmacos nas cápsulas.

 

Curiosidade:
1- Alguns fármacos tem um gosto excepcionalmente intragável, por isso, para que alguém seja capaz de ingeri um comprimido desses, existem máquinas que fazem uma cobertura fina de açúcar para mascarar o gosto ruim – e até podem deixar uma corzinha.
2- Tivemos a oportunidade de conhecer uma máquina que simula o medicamento no organismo do indivíduo, sendo assim, possível de verificar se o remédio reage corretamente antes de serem vendidos para o consumo.

Enfim uma das partes mais intrigantes da visita: a área de Anatomia. A Puc nos possibilitou conhecer essa parte intrínseca da área da saúde da forma como os estudantes da universidade fazem, por meio de peças reais.

Antes de tudo, em respeito aos corpos que um dia viveram assim como nós, lemos a oração ao cadáver desconhecido.

Só então adentramos as salas Poupando alguns detalhes, vimos cada parte do corpo humano na sua forma real, desde o coração até o encéfalo; vimos ossos e até mesmo fetos. Uma experiência aliciante e um verdadeiro teste de vocação.

Assim nossa visita se encerrou, em uma unanimidade de satisfação por parte de cada aluno que experienciou a Medicina, a Biomedicina e a Farmacologia de forma tão vívida e prática

Por:​
Júlia César

Compartilhar