O Mundo Olímpico do Arena

Você não faz ideia até onde as competições acadêmicas podem te levar!

Todos alunos do Arena, e até os estudantes das concorrentes, sabem que o nosso colégio é uma referência olímpica nacional. Os notórios números de premiações, que a diretoria faz sempre questão de divulgar, são resultados do imenso suporte que o Arena fornece. Mas diferente do que a maioria pensa, as olimpíadas acadêmicas não se resumem as exatas, e em um colégio que apresenta alternativas para todos os tipos de habilidades, você pode ter potencial para um aluno olímpico e nem sonha!

Como uma meta da diretoria é acolher todos os tipos de talentos, tudo começa com possibilidades, as quais o Arena tem milhares. Aplicando provas de alto desempenho não apenas de Matemática e Física, mas sim de:
– Português
– Astronomia
– Biologia
– Química
– Geografia
– História
– Educação Financeira
Desde provas mais específicas até as mais amplas como a OBS (Olimpíada Brasileira do Saber), que aborda atualidades, lógica matemática e conhecimentos científicos de uma forma simples, uma medalha fácil de colocar no currículo.

O Arena conta também com algumas competições mais práticas:
– MOBFOG (uma corrida de foguetes que os próprios alunos constroem)
– IYPT (conhecida como “Copa do Mundo da Física”)
– Robótica
– Xadrez
– Campeonatos de Debate
– Simulações da ONU
Essa merece um parecer específico! O Arena tem seu próprio departamento de simulação, o ArenaMUN, que nas palavras da diretoria de operações Ana Júlia Reis,

“é onde os alunos terão a chance de representar países e discutir temas de alta relevância mundial, explorando as complexidades das relações internacionais de maneira prática e envolvente. O ArenaMUN não só fomenta o desenvolvimento acadêmico, mas também forma indivíduos preparados para os desafios do século XXI. Acreditamos que essa experiência pode despertar uma nova perspectiva sobre o papel dos jovens em um mundo globalizado.”

É uma área com muito incentivo por parte do colégio, tanto que o Arena leva os interessados até as competições mais relevantes com as simulações de Yale e Harvard.

A diversidade de provas e competições acadêmicas de alto nível, em categoria estadual, nacional e até mesmo internacional, facilita a conquista de condecorações. Mas qual a importância de um certificado de premiação em uma olimpíada? O JÁ te conta:

>>> Aprovações no exterior:
Aqui vai uma explicação da aluna de elite do Arena e que podemos chamar de voz de autoridade nesse assunto, Isabela Egídio, com uma síntese de como uma olimpíada pode te levar a uma faculdade estrangeira:

“Qualquer certificado, por mais simples que seja, já agrega valor ao currículo, seja para trabalho ou outras oportunidades, porque ajuda a te destacar. Mas, se você está pensando em estudar fora, uma premiação internacional é quase como ouro na sua candidatura! Você pode incluir esse título na parte de ‘Honors’ quando aplicar para faculdades no exterior, e isso fortalece ainda mais seu currículo. As universidades olham e pensam: ‘Nossa, que legal, esse aluno ganhou uma medalha de bronze na IMO ou foi Best Delegate em Harvard’. É por isso que tantos alunos do Arena viajam e competem por esses prêmios, que são super importantes para garantir uma vaga na faculdade.”

>> ENEM e Vestibulares: Para os que querem ficar no Brasil, talvez ter um perfil olímpico não te ajude diretamente na sua aprovação, mas pode ser uma alavanca de nota. Quando há familiaridade com questões difíceis e se torna acima da média em certa área, você sairá na frente de concorrentes em tempo e em acertos. Sem contar que uma questão de olimpíada tem um nível de dificuldade muito mais do que a de qualquer Vestibular, ou seja, pontos fáceis para uma aprovação certa.

E como um último incentivo, temos o exemplo do aluno Vitor Cézario, o “garoto propaganda” do Arena com um vasto currículo de premiações. Mas que poucos sabem, chegou no seu primeiro ano sendo extremamente tímido e retraído, e foi adentrando o mundo do debate que ele evoluiu até ser um nome de reconhecimento internacional.

Para saber mais e participar das inúmeras competições acadêmicas do Arena, basta entrar no grupo de olimpíada via WhatsApp aberto a todos os alunos; é lá que o Virgílio divulga todas as informações a respeito. As oportunidades estão sempre abertas, basta um primeiro passo para alcançar.

Por:​
Júlia César

Compartilhar